Total Pageviews

Sunday, November 13, 2011

OUTRAS LEITURAS

RICARDO RISO REVISITA CABO VERDE
...

Numa viagem que pressupunha breve ao blog 'sonhos não envelhecem', deparo-me com a antologia que distingue poetas de Cabo Verde - ANTOLOGIA DE POESIA CONTEMPORÂNEA - organizada por Ricardo Riso e bem ilustrada por Abrão Vicente e Mito Elias. O prazer da leitura discorre os olhos e distende meus neurónios sobre a matéria, vários corpos figurativamente belos que são poemas, as vezes prosa, rutilantes como o sangue das artérias e fui-me embora com eles, festejando. Abreviando, aflora-me o espanto, aborda-me o belo experimentalismo de Filinto Elísio. Coisa nova. Vou procurar ler mais este poeta no que tange ao seu estruturalismo, a sua metáfora de ponta e ao seu coeso estilo. Também os nervos colheram de Margarida Fontes uma coisa linda, na lucidez dos seus descaminhos. Espanto, minha gente. Sempre digo que tenho sorte quando encontro tão "novos" poemas. E agradeço.

1 comment:

DECIO BETTENCOURT MATEUS said...

Conhecio o Filinto em uma desloação ao Brasil, pela UEA. Conversámos e trocámos as nossas obras. Portanto, ganhei a sua mais recente obra, na altura (não me lembro do título, sei que entra Vinho). fiquei encantadíssimo com a sua poesia.